O Lugar

Pego designa o lugar mais profundo de um rio. Dá nome à casa e ao lugar. O Monte do Pego está localizado no coração do Geoparque Naturtejo, no lugar conhecido como Arneiro.

O que é um geoparque? De acordo com a UNESCO, um geoparque é um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-económico local. Deve abranger um determinado número de sítios geológicos de relevo ou um mosaico de entidades geológicas de especial importância científica, raridade e beleza, que seja representativa de uma região e da sua história geológica, eventos e processos. Poderá possuir não só significado geológico, mas também ao nível da ecologia, arqueologia, história e cultura.

A lista dos 16 geomonumentos que integram o parque:
– Parque Icnológico de Penha Garcia (Idanha-a-Nova);
– Portas do Almourão (Proença-a-Nova/Vila Velha de Ródão);
– Garganta epigénica de Malhada Velha (Oleiros);
– Rotas das Minas de Segura (Idanha-a-Nova);
– Miradouro geomorfólico das Corgas (Proença-a-Nova);
– “Inselberge” graníticos de Monsanto (Idanha-a-Nova);
– Escarpa de falha do Ponsul (Nisa/Vila Velha de Ródão/Castelo Branco/Idanha);
– Tronco fóssil de Perais (Vila Velha de Ródão);
– Meandros do Rio Zêzere (Oleiros);
– Canhões fluviais do Erges (Idanha-a-Nova);
– Cascata das Fragas da Água d’Alta (Oleiros);
– Portas do Ródão (Vila Velha de Ródão);
– Morfologias graníticas de Castelo Velho (Castelo Branco);
– Blocos pedunculados de Arez-Alpalhão (Nisa);
– Complexo mineiro de Monforte da Beira (Castelo Branco);
– Mina de ouro romana do Conhal do Arneiro (Nisa), junto da propriedade Monte do Pego.

Os saberes e os sabores
Em Nisa, as artes e culturas tradicionais, estão presentes na sua louça, conhecida também como louça pedrada, no bordado de Nisa, ou alinhavado, e é claro, no Queijo de Nisa.

Percursos pedestres
Todo território que integra o geoparque, está pontuado por percursos pedestres bem informados e sinalizados, de graus de dificuldade e motivos de interesse diversos. A propriedade da familia Rebocho é cruzada por dois percursos.

NIS-PR4 Trilhos do Conhal: grau de dificuldade médio, com início e final no Arneiro junto ao Monte do Pego. Tem uma extensão de 9,8 km e deve ser cumprido em 3h30.
Esta zona reveste-se de sobreiros, azinheiras, oliveiras, pinheiros e euca- liptos. Junto ao solo aparecem a esteva, a giesta, o rosmaninho, o zimbro, o medronheiro, a urze e o alecrim. Podem observar-se o gaio, o pisco, o tordo, o pintassilgo, o melro, a perdiz e a codorniz, ou aves de maior porte como a garça-real, a cegonha, o milhafre, a águia-pesqueira, o abutre, o bufo-real, o corvo-marinho e o grifo.
Este é o território do javali, do veado, do coelho, da lebre, da raposa, do texugo, do ginete e do saca-rabos. No Tejo, em cujas margens abundam o junco, o salgueiro, o choupo e o freixo, pescam-se o barbo, a boga, a carpa, o achigã, a enguia, a lampreia, o bordalo, o sável e a perca. (descarregar PDF NIS-PR4_Trilhos-do-Conhal)

O NIS-PR9 Minas de Ouro do Conhal, desenvolve-se de forma circular , 3hoo e grau de dificuldade fácil, . (descarregar PDF NIS-PR9_Mina-de-Ouro-do-Conhal)

Naturtejo Geo.ParkSe pretende informações mais detalhadas sobre o lugar e a sua história, sobre a fauna, a flora e outras especificidades, nomeadamente de carácter geológico, que tornam este lugar singular, o site da Geopark Naturtejo é incontornável, pois constitui o maior acervo de informação qualificada. A Naturtejo tem preparados programas variados, e propõe percursos com guia, circuitos para BTT e muito mais. Parte das actividades são sazonais.